Coloração De Gram | Bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas | Microbiologia

Sumário

Resumo Coloração de Gram. Diferença entre as bactérias gram-positivas e bactérias gram-negativas. Aula de Microbiologia.

A coloração de Gram foi desenvolvida pelo bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram, no ano de 1884. É um procedimento que caracteriza as bactérias em dois grupos: gram-positivas e gram-negativas.
Procedimento da coloração de Gram:
1° passo: Ocorre a fixação de uma bactéria através do calor em uma lâmina de vidro (esfregaço)
2° passo: Coloração primária: A lâmina é coberta com o corante cristal-violeta por 1 minuto e é lavada em água corrente, esse corante colore todos os tipos de bactérias.
3° passo: Aplicação do lugol por 1 minuto e novamente a lâmina é lavada em água corrente.
4° passo: A lâmina é lavada com álcool ou uma solução de álcool-acetona por 30 segundos, que acaba fazendo uma descolorização em algumas espécies de bactérias que acabam perdendo a coloração violeta.
5° passo: Aplicação do contra-corante fucsina ou safranina por 30 segundos, por fim, a lâmina é lavada em água corrente e seca com papel e examinada no microscópio. (OBS: numeração animada)

No fim do procedimento, o esfregaço que permaneceu violeta há bactérias gram-positivas presentes, já o que sofreu descoloração, ficou incolor e posteriormente ficou cor-de-rosa, são bactérias gram-negativas.
Mas por que cada grupo fica com uma cor diferente?
O peptidioglicano é um carboidrato presente na parede celular. Na parede celular das bactérias gram-positivas há camadas grandes e espeças de peptidioglicano, por isso, essas bactérias absorvem muito corante e não sofrem descoloração.
Já as bactérias gram-negativas são formadas por uma membrana externa mais uma simples camada de peptidioglicano, portanto, acabam descolorindo facilmente.

A coloração de Gram é muito importante no auxílio para o tratamento de doenças, pois a partir desse método descobrimos o tipo de bactéria. Sabendo assim, que a gram-positiva é mais fácil de ser destruída, já a gram-negativa é mais resistente ao tratamento, pois a sua membrana externa possui uma camada de lipopolissacarídeo (LPS), que impede a penetração do antibiótico.

Mas, os resultados da coloração de Gram não são aplicáveis em todos os casos, pois algumas células bacterianas coram-se fracamente ou não adquirem cor. A reação de Gram é mais consistente quando utilizada em bactérias jovens, em crescimento.

Fundamentos da Microbiologia – 12° edição – TORTORA Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L.

📌 Vídeo produzido por: Julianna Araújo

🔔✔️ Para mais vídeos como este, INSCREVA-SE no Canal clicando no link ▶️ http://bit.ly/2yxcUxf

📌 Aprenda a estudar com mapas mentais ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como criar seu próprio mapa mental ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como anotar as aulas de forma resumida ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como resumir livros em uma única folha ► https://hotm.art/N8Wshfit

📞 Nossas Redes:
✔ Instagram: https://www.instagram.com/nutridiversidade
✔ Site/Blog: https://www.nutridiversidade.com.br
✔ Facebook: https://www.facebook.com/NutridiversidadeOficial
✔ Twitter: https://twitter.com/nutridiversidd

❤️ Ajude o canal fazendo uma doação (Paypal): http://bit.ly/2GE3ZhW

#nutridiversidade #coloracaodegram #gram

Conteúdos relacionados